Farnsworth Munsell 100 Hue Test
O teste Farnsworth-Munsell 100 permite avaliar os observadores quanto à sua acuidade visual para cores e classifica-los em superior, com até 05 erros, médio com até 8 erros e baixo com 10 ou mais erros.
O teste visual Farnsworth Munsell 100 visa fazer uma inspeção detalhada da acuidade visual para cores em profissionais que necessitam da visão para analisar cores.
O teste é composto de quatro bandejas plásticas contendo 93 cápsulas em tons diferentes.
Cada bandeja possui duas cores fixas em cada extremidade para direcionar o início do teste.
O observador deve posicionar as cores em ordem lógica, levando em consideração as cápsulas fixas nas extremidades.
Inicialmente as cápsulas são embaralhadas e o observador tem 15 minutos para organizar as 100 cápsulas sob o iluminante padrão D65 ou D50.
Acuidade visual para cores
Uma visão normal para cores, depende da presença de três tipos de células Cones na retina; células receptoras de Vermelho, Verde e Azul. Nós enxergamos a cor por meio do efeito como estas células recebem a luz que chega até elas.
Se algumas destas células receptoras não existem, estão com problema, ou com funcionamento deficiente, a visão para cores deste indivíduo não é considerada normal.
Os casos mais comuns são aqueles onde as células receptoras não existem ou estão com deficiência no funcionamento. Neste caso, cada cor, será vista apenas com uma mistura de duas cores primárias. Para fazermos uma analogia, vamos pegar três filtros nas cores verde, vermelho e azul. Se as cores são formadas por uma composição desses três filtros, a deficiência em qualquer um destes filtros ocasionará uma deficiência visual para cores.
Estas deficiências podem ser descritas da seguinte maneira:
Protanopia
Protanopia é a deficiência visual onde os receptores de Vermelho apresentam mal funcionamento ou não existem, e portanto as cores são apenas vistas a partir da mistura de Verde e Azul. O indivíduo que sofre de Protanopia, confunde Vermelho com Verde. Ele também confunde amarelos avermelhados, com amarelos esverdeados, azul-verde com cinza e rosa. Confunde ainda azul com violeta e violetas avermelhados. Os Protânopes normalmente vêm a cor vermelha muito mais escura que uma pessoa de visão normal.
Deuteranopia
Deuteranopia é a deficiência visual onde as células receptoras de verde não existem ou não funcionam. O Deuterânope, ou também chamado de portador de deuteranopia, confunde vermelhos e verdes conjuntamente. Ele também confunde azuis esverdeados, cinza e vermelhos azulados.
Tritanopia
Tritanopia é a deficiência causada pela inexistência ou não funcionamento das células receptoras de azul. O Tritânope, confunde azul com verde. Ele também confunde violeta com cinza e amarelo com verde. Confunde ainda violeta com amarelos e vermelhos azulados com amarelos avermelhados. Esta deficiência é a menos comum de ser encontrada.
Dicromatismos
As três deficiências acima, são conhecidas como dicromatismos da visão, isto é, quando somente duas células receptoras funcionam e a terceira possui problemas.
Portanto os dicromatismos podem ser classificados em Protanopia, Deuteranopia e Tritanopia.
Tricromatismos Anômalos
É quando um grupo de células receptoras está funcionando apenas parcialmente ou não funcionando, isto é, existem três grupos de células receptoras em uso, porém elas não trabalham em igual proporção, o que faz o observador não possuir uma visão normal par cores.
A classificação dos tricromatismos, segue a mesma classificação do dicromatismo, ou seja, Protanomaloso, Deuteranomaloso e Tritanomaloso.
Estes três tipos de anomalia provocarão os mesmos problemas também encontrados no dicromatismo, porém em menor intensidade.
Farnsworth D15 test
Este teste é uma modificação do bem conhecido Farnsworth-Munsell 100.
Este teste serve para verificar rapidamente os dicromatismos eventualmente existentes nos observadores
Material Utilizado
Este teste é composto por um grupo de 15 cápsulas coloridas com a notação e padrão Munsell, mundialmente conhecidos. As quinze cores Munsell que compõem este teste são:
5B 5/4
10BG 5/4
5BG 5/4
10G 5/4
5G 5/4
10GY 5/4
5GY 5/4
5Y 5/4
10YR 5/4
2.5YR 5/4
7.5R 5/4
2.5R 5/4
5RP 5/4
10P 5/4
5P 5/4
Cada disco colorido descrito pela cor Munsell acima é montado em uma cápsula plástica na core preta para evitar a deterioração pelo manuseio excessivo.
Aplicação do Teste
Iluminação
Nenhum resultado deste teste pode ser esperado se a iluminação padrão não for utilizada. A Iluminação deverá ser de temperatura de cor de 6740 K, e com um iluminamento mínimo de 25 candelas por metro quadrado.
Resultados equivalentes podem ser alcançados, se utilizarmos uma fonte de luz do dia com temperatura de cor de 6500 K, tal como os iluminantes encontrados da cabine de luz Spectralight fabricada pela X-Rite.
As luzes do ambiente do teste não poderão interferir no momento do teste, e portanto deverão ser preferencialmente apagadas.
A posição do observador em relação às amostras deverá ser de um ângulo de 60º. e a iluminação deverá ser de 90º em relação ao plano do observador.
Procedimento
Primeiro, o aplicador deverá encontrar a cápsula principal, marcada em seu verso com a letra P.
Posicione a cápsula principal à esquerda do observador dentro da canaleta de acrílico.
O cápsula “P” não poderá ser removida de sua posição inicial.
Coloque todas as cores em ordem aleatória, de tal forma a confundir a visão do observador.
O observador a ser testado, precisa agora organizar as cores, sempre considerando colocar lado a lado, as cores mais próximas.
A escolha inicial deverá ser a cor mais próxima da cápsula principal, e em seguida a cor mais próxima da recém escolhida e assim sucessivamente até completar a ordenação das 15 cores Munsell.
O tempo para a realização deste teste não deverá ultrapassar 2 minutos.
Pontuação
Este manual contém folhas de teste para o preenchimento ou também poderá ser feito via software Munsell Farnsworth Test.
Lançar a seqüência de organização das cápsulas na folha ou no software.
Interpretação dos resultados
O Deutânope confundirá os eixos de verde com púrpura. O protânope confundirá os eixos de vemelho com verde e azul. O tritânope confundirá amarelo com azul.
Caso o observador não confunda nenhuma cor, então ele será considerado um observador com acuidade visual superior para cores.
A confusão de cores provocará o que chamamos de dicotomia, e caracterizará um dos três tipos de daltonismo citados acima.